História
Com quase meio século de atuação no Direito Penal e Processual Penal, a Dumans Sociedade de Advogados consolidou sua posição como uma das principais referências no cenário jurídico brasileiro. Com foco exclusivo na esfera penal, o escritório acumula vasta experiência em casos de alta complexidade, defendendo os interesses de seus clientes em todas as instâncias, sempre pautado pela ética, rigor técnico e excelência profissional.
Nosso trabalho se destaca pela abordagem estratégica e personalizada, especialmente no Direito Penal Econômico. Prestamos assessoria jurídica completa a empresas, desde a consultoria preventiva em compliance até a defesa técnica em investigações e processos administrativos e penais. Essa expertise permite não apenas a mitigação de riscos legais, mas também a atuação proativa na defesa de nossos clientes perante órgãos reguladores e o Poder Judiciário.
O início
A Dumans Sociedade de Advogados teve início com a banca do criminalista Alexandre Moura Dumans durante a ditadura civil-militar, período no qual esteve às voltas com as incertezas e as dificuldades inerentes àquela conjuntura sócio-política.
Anos 90
As limitações iniciais de infra-estrutura do escritório foram compensadas pela sua seriedade e eficiência, que rapidamente o tornaram não só merecedor da confiança e do reconhecimento de sua clientela, mas, sobretudo, credenciaram-no em todo o país como uma referência de qualidade profissional. Na construção de tal reputação foi determinante a experiência adquirida por seu fundador em outras atividades, dentre as quais a de membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, a de presidente do Conselho Penitenciário, a de presidente da Sociedade dos Advogados Criminais do Rio de Janeiro, bem como a de professor de Direito Penal e de Direito Processual Penal em instituições de ensino superior - UCAM, UERJ, UFRJ e PUC/RJ. O sucesso obtido nos 20 anos subsequentes à sua fundação fez a Dumans Sociedade de Advogados necessitar de uma estrutura capaz de enfrentar os novos desafios. Com o tempo foram admitidos os sócios Carlos Henrique Lopes Reis, Thalita Fontes Mesquita Acatauassú Nunes e Caio Sagae Mello de Moura Dumans, os quais proporcionaram ainda mais segurança e solidez ao escritório.
Dias atuais
Desde sua fundação, o escritório sempre atuou, com exclusividade, na área da advocacia penal, em todo o Brasil, respondendo às consultas formuladas por seus clientes, elaborando pareceres e promovendo a defesa ou a acusação em casos criminais de toda espécie. Nos seus quase 50 anos de existência, o escritório já atuou em milhares de causas criminais, nas mais variadas comarcas do território nacional, assim como nos Tribunais Estaduais, Tribunais Regionais Federais, Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal.